Márcio Martins e quadrilheiros juninos são homenageados na Assembleia Legislativa

 

 

Celebrado nacionalmente no dia 27 de junho, o Dia do Quadrilheiro Junino foi comemorado em sessão solene, na noite desta terça-feira (03/07), no Plenário 13 de Maio da Assembleia Legislativa. A solenidade foi requerida pelo deputado Yuri Guerra (PP) e homenageou entidades e pessoas que atuam na promoção e incentivo aos festejos juninos.

 

 

“Cresci no Vale do Jaguaribe e reconheço a emoção e a alegria que os festejos juninos representam nas nossas vidas. Mesmo com tantas inovações, sobretudo no lazer, é revigorante saber que não perdemos nossos costumes. As festas juninas – com suas músicas, comidas típicas e, principalmente, com as suas danças – representam hoje o segundo maior evento do Brasil”, afirmou o parlamentar.

Yuri Guerra ressaltou que a homenagem se estende a milhares de brasileiros, os quadrilheiros juninos. “São eles que carregam o São João no sangue e ultrapassam dificuldades para levar alegria e cultura para o povo”, pontuou. O parlamentar destacou ainda que as quadrilhas juninas são responsáveis por movimentar diversos setores da economia, além de tirar os jovens das ruas e fortalecer os elos do trabalho em equipe.

Para o secretário geral da União Nordestina de Entidades Juninas e vereador de Fortaleza, além de presidente da comissão de cultura da Câmara Municipal de Fortaleza e presidente da Confederação Brasileira de Quadrilhas Juninas (Confebraq), Márcio Martins Barbosa (PR), os festejos juninos são um evento grandioso não só em número de componentes e no papel democrático na cultura, mas também no volume de pessoas ligadas direta e indiretamente a ele. “Hoje somos, em média, 100 mil quadrilheiros no Brasil, divididos em todas as regiões do País”, informou. Ele também destacou que as quadrilhas juninas só perdem para o Carnaval em mídia, superando-o nos aspectos econômico e social.

O presidente do Fórum Regional e Políticas Culturais, Francisco Narcélio Francelino Gomes, disse ficar muito alegre quando o poder público se sensibiliza e dá essa valorização para quem faz parte do movimento junino. “Nós continuamos fazendo o que a gente gosta que é o brincar. Independentemente de pódios e resultado, que a gente possa manter firme e forte a cultura, que é o que vocês também fazem”, enfatizou.

Já o marcador da quadrilha Zé Testinha, Reginaldo Rogério, salientou a importância de existirem parlamentares comprometidos com a cultura e com as quadrilhas juninas. “Temos no Estado do Ceará as melhores quadrilhas do Brasil, podem se orgulhar. Cada uma com a sua ideologia, com o seu trabalho belíssimo, e quem ganha com isso é o Estado, com a somatória de tudo o que está sendo representado”, frisou.

Foram agraciados com homenagens a presidente da Federação das Quadrilhas Juninas do Ceará, Maria de Fátima Freires da Cruz; o presidente do Fórum Regional de Políticas Culturais, Francisco Narcélio Francelino Gomes; o marcador da quadrilha Zé Testinha, Reginaldo Rogério; o secretário geral da União Nordestina de Entidades Juninas, Márcio Martins Barbosa; o prefeito do município de Tabuleiro do Norte, Rildson Rabelo Vasconcelos; e o secretário de Estado da Cultura, Fabiano Piúba.

Também receberam homenagens as quadrilhas Girassol do Sertão, pela representatividade do repertório musical contra o preconceito; Zé Testinha, a quadrilha adulta mais antiga do Ceará; Cai, Cai, Balão, a quadrilha infantil mais antiga do Ceará; Filhos da Terra, tradicional grupo no município de Limoeiro do Norte; Brilha São João, de São João do Jaguaribe; Junina Renascer, de Tabuleiro do Norte; Benjamim Constant, de Russas; e a Junina Babaçu, campeã do Arraiá do Ceará 2018.

Participaram da solenidade, ainda, o ex-vereador Francisco Cunha Saldanha, representando a região do Vale do Jaguaribe; o presidente da Quadrilha Junina Babaçu, Tácio Monteiro Lima; e o presidente da Quadrilha Girassol do Sertão do município de Russas, Alex Xavier.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s