Comissão de Cultura aprova matéria que institui “Projeto dia 25 é dia de Maracatu” no Calendário Oficial de Fortaleza

A Comissão de Cultura, Desporto e Lazer, em reunião realizada na manhã desta quarta-feira, 6, aprovou o parecer favorável ao projeto de lei ordinária 010/2016, de iniciativa do vereador Evaldo Lima (PCdoB), que institui no Calendário Oficial de Fortaleza, o “Projeto dia 25 é dia de Maracatu”. A Comissão também aprovou os PLOs 272/2013 e 191/2016, além dos requerimentos 1880/20181740/2018 e 1583/2018.

De acordo com o projeto de lei ordinária 010/2016, a atividade será realizada todo dia 25 de cada mês e levará a apresentação de Maracatus a diversos pontos da cidade. O Projeto ficará a cargo da Secretaria Municipal de Cultura. Na justificativa, o autor do projeto, Evaldo Lima enfatiza a importância do Maracatu para a cultura. “O Maracatu, seja como dança e ritmo seja como manifestação cultural de nosso Povo, está no DNA de nossa histeria e de nosso pertencimento às origens que fazem do Brasil hoje um País multifacetado.”, frisou.

Também foi aprovado o PLO nº 272/2013, de iniciativa do vereador John Monteiro (PDT), que torna obrigatório o uso, nos eventos esportivos públicos, em cada jogo, de pelo menos 30% de bolas compostas de materiais biodegradáveis e recicláveis, provenientes, em todo caso, de recursos naturais renováveis através de cadeia produtiva sustentável. Já o PLO nº 191/2016, de autoria da suplente vereadora Eliana Gomes (PCdoB), denomina “CENTRO CULTURAL BELCHIOR”, o espaço situado na Rua dos Pacajus, n° 68, Praia de Iracema. As matérias seguem agora para votação em Plenário.

O presidente da Comissão de Cultura, vereador Márcio Martins (PR) destacou os encaminhamentos da reunião. “Aprovamos o projeto da vereadora Eliana que oficializa como lei o Espaço Cultural Belchior ali na Praia da Iracema, espaço esse que tem atendido muito bem aquela região da cidade. E também as audiências públicas que foram despachadas aqui, uma para discutir a função social da Igreja Católica, requerida pelo vereador Jorge Pinheiro e dois requerimentos de nossa autoria. Um para discutir a criação de um Edital para o Humor e por fim uma audiência para discutir políticas públicas para os maquiadores, que é uma profissão que tem crescido cada vez mais.”, destacou.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s