Câmara realiza Sessão Solene em comemoração aos 15 anos da Quadrilha Ceará Junino

A Câmara Municipal de Fortaleza realizou nesta terça-feira (5) sessão solene em comemoração aos 15 anos da quadrilha junina Ceará Junino. A solenidade foi solicitada pelo vereador Márcio Martins (PR), através do requerimento 0367/2018, aprovado por unanimidade pelo plenário da Casa. O vereador Márcio Martins presidiu a sessão.

___________________________________________________

A mesa solene contou com as presenças de Roberto Carlos Sousa, presidente da Quadrilha Junina Ceará Junino; Maria de Fátima Freires, presidente da Federação das Quadrilhas Juninas do Ceará (Fequajuce); Antônio Seixas Soares de Oliveira, diretor artístico da Quadrilha; Mara Ferreira Alexandre, Rainha; Dulcelina Elisabeth, noiva e Valdir Melo, o noivo da agremiação.

Em sua saudação aos presentes, o vereador Marcio Martins destacou a contribuição de cada presente para a fase atual da quadrilha, uma das mais importantes do Estado e detentora de diversos títulos estaduais, regionais e nacionais. “A Sociedade Cultural Ceará Junina é um patrimônio do povo cearense” disse.

Em seguida, foram entregues certificados presenciais para a Quadrilha Ceará Junino; para seu presidente Roberto Carlos de Sousa; seu diretor artístico, Antônio Seixas Soares; Leni Sousa Vasconcelos, ex-noiva da quadrilha e hoje integrante da mesma; Mara Alexandre, atual rainha da quadrilha; Francisco Fábio da Silva Rocha, responsável pelo regional da quadrilha durante dez anos, cantando o São João em diversas competições pelo País. Também foi feita uma homenagem “in memoriam” a Maria Soares de Oliveira, por sua contribuição à Ceará Junino.

Em nome dos homenageados Roberto Carlos agradeceu ao vereador Mário Martins por tão bem representar o movimento junino na Câmara de Fortaleza. “Hoje temos as portas da Casa abertas para os quadrilheiros. Hoje a Ceará Junino funciona como uma empresa, todos que estão aqui tem uma função e fazem essa máquina funcionar, esse é o segredo do nosso sucesso. Tenho muito orgulho de fazer parte desse grupo vitorioso e grato a todos pela presença”, finalizou.

Histórico

Criada em 20 de julho de 2003, a sociedade cultural CEARÁ JUNINO surgiu da ideia de alguns jovens do bairro com o intuito de promover e valorizar as manifestações populares, como a quadrilha junina. Várias pessoas da comunidade reuniram-se visando também em tirar os jovens da ociosidade e possibilitar aos profissionais da área mostrarem seus trabalhos e talentos. O nome do grupo surgiu de uma votação por parte de todos que deram início a esse trabalho A própria comunidade sugeriu vários nomes para ser escolhido apenas um.

No final ganhou o nome CEARÁ JUNINO, que depois quando se tornou pessoa jurídica passou a ser ” SOCIEDADE CULTURAL CEARÁ JUNINO”. Durante o segundo semestre de 2003 foram desenvolvidas várias pesquisas, no intuito de trazer um trabalho voltado as nossas tradições culturais e consequentemente o reconhecimento do público. A quadrilha Ceará Junino nos seus 15 anos de existência vem estimulando e concebendo a cadeia produtiva.

Ela contribui para a mobilização do comércio através da compra e venda de tecidos e aviamentos, material para a produção, contratação de profissionais; como contribui para a formação de jovens nos campos da música, da dança, do teatro, produção artística, costura, entre tantas outras formas de profissionalização.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s