Sessão solene na Assembleia celebra Dia Mundial da Conscientização do Autismo


 

Vereador de Fortaleza, Márcio Martins (PR), falou sobre a importância de conversar com os filhos sobre como lidar e respeitar as diferenças, trazendo a discussão da inclusão para dentro do próprio lar.

O Dia Mundial da Conscientização do Autismo – comemorado em 2 de abril e instituído há 11 anos pela Organização das Nações Unidas (ONU) – foi celebrado em sessão solene na Assembleia Legislativa nesta quarta-feira (18/04). O evento foi realizado no Plenário 13 de Maio e proposto pelos deputados Capitão Wagner (Pros) e Fernanda Pessoa (PSDB).

O deputado Capitão Wagner agradeceu os homenageados e ressaltou a necessidade de fazer com que a legislação que trata do tema seja colocada em prática. “Não adianta aprovarmos leis e leis aqui, se não tivermos por parte dos profissionais o conhecimento do que está previsto em lei e, principalmente, o cumprimento do que está lá previsto”, pontuou.

Representando todos os autistas do Estado do Ceará, Marília Rafaela dos Santos Brandão explicou como é ser uma criança com autismo e pediu mais atenção das autoridades à sua situação. “Hoje venho aqui me unir aos outros autistas – que são muitos – para reivindicar nossos direitos. O que eu mais quero é um local especializado em autismo, com muitos profissionais para nos ajudar, e também mais escolas que nos aceitem como somos”, enfatizou.

Mãe de uma criança com autismo, a odontóloga Virgínia de Castro Oliveira Almeida contou que vem se dedicando ao atendimento especializado a essas crianças. “Quantas vezes fui às lágrimas, em meu consultório, por ouvir pais e mães dizendo: ‘Pela primeira vez, meu filho foi atendido no dentista com dignidade’. Não tem nenhuma homenagem social que pague a homenagem íntima dentro do consultório, quando a gente trabalha com afeto, amor e respeito a essas crianças”, relatou.

Receberam homenagens a presidente da Associação Pintando o SeTEAzul, Kellyane Chaves; a integrante da Associação Zumbi Capoeira (AZC), Samara da Conceição Vieira; o vereador de Maracanaú Jeorgenes Castro; o vereador de Fortaleza Márcio Martins; o médico psiquiatra Alexandre Aquino; o clínico geral e pediatra Fabrício César Aderaldo Menezes; a psicopedagoga Patrícia Maria Valente Trigo; a psicóloga Varienka Bulcão e a odontóloga Virgínia de Castro Oliveira Almeida.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s