Márcio Martins se emociona em homenagem aos 81 anos do Jornal O Estado, onde foi jornaleiro

Ex-jornaleiro na juventude e agora vereador, Márcio Martins se emociona ao presidir homenagem aos 81 anos do Jornal O Estado, local que trabalhou quando ainda era menor de idade.

Foto: André Lima.

A Câmara Municipal de Fortaleza realizou nesta terça-feira (26) Sessão Solene em homenagem aos 81 anos de fundação do Jornal o Estado, comemorado no dia 24 de setembro de 2017. O requerimento solicitando a homenagem, de número 0676/2017, foi proposto pelo vereador Márcio Martins (PR), aprovado por unanimidade pelo plenário da Casa Legislativa. A sessão foi presidida pelo vereador Márcio Martins, no ato representando o presidente da CMFor, vereador Salmito Filho (PDT). A Mesa da sessão foi formada pelo deputado estadual Yuri Guerra; pelo editor-chefe do Jornal O Estado, Carlos Alberto Alencar; pelo presidente da Associação Cearense dos Jornalistas do Interior (ACEJI), João Ferreira e pelo vereador Odécio Carneiro (SD). Esteve presente também, o vereador Iraguassú Filho (PDT).

O vereador Márcio Martins, em sua saudação aos presentes, destacou a trajetória do jornal O Estado que completou no último dia 24 de setembro, 81 anos de circulação ininterrupta, com agilidade e credibilidade. “O jornal vem procurando inovar com os serviços online. Após 10 anos ele vem sendo modernizado, com uma diagramação mais leve e uma publicação mais qualificada. É bom lembrar os que iniciaram essa caminhada: os jornalistas Venelouis Xavier Pereira e Wanda Palhano. Sem eles não poderíamos ter essa obra coletiva. O jornal é uma equipe e compõe o quadro de veículos de comunicação que compõe a imprensa cearense”, destacou.

O parlamentar observa que o veículo de comunicação faz a cobertura diária de todos os fatos e de todas as áreas de interesse da sociedade. Em sua história, destaca o vereador, o Estado abrigou os mais importantes jornalistas do Ceará, além de formar jovens estudantes. “Nessa data especial é bom parabenizar quem colabora direta ou indiretamente com essa história, em especial, os leitores, todos os funcionários, desde os zeladores ao superintendente. Todos fazem parte dessa longa jornada. E que venham novos mares a serem desbravados e que vocês continuem com essa obra coletiva, aportando em novas plataformas e angariando mais leitores”, pontuou.

O vereador pediu licença para quebrar o protocolo e passou a narrar uma história referente ao jornal homenageado. “Na década de 90, para ser mais preciso, um jovem adolescente chegava a sede de um jornal. Ele tinha 17 anos, levando sua bicicleta, a convite de um anúncio de jornal que oferecia vagas para entregadores. O jovem foi recepcionado por alguém de nome Adley Stevenson. Ele usava óculos rayban. Era solicito, cordial. Ele recebeu o jovem e disse que os valores não eram atrativos, mas era o que poderia oferecer. O jovem então iniciou o trabalho na rota da Praia do Futuro ao Cais do Porto.”

“Chegava no jornal 3 horas da manhã, saindo de um bairro da periferia, sendo recomendado por seus pais. Três semanas se passaram dessa trajetória e o jovem observando que o roteiro estava um tanto desencontrado e que poderia otimizar a entrega, procurou o senhor Adley falou sua ideia e ele foi sensível e disse que colocaria em prática, por que reconhecia que aquela forma daria mais objetividade”.

“Três semanas depois surge uma oportunidade. O coordenador da entrega do jornal saiu, abrindo a vaga. Para aquele entregador foi oferecida a oportunidade de coordenar a distribuição, formada por outros 24 entregadores. O mês se passa e pela primeira vez na madrugada, ele e chamado por uma voz rouca, intensa e firme que fazia várias perguntas ao mesmo, de onde era, quem era e o que estava fazendo no jornal. E isso aconteceu várias vezes. Certa vez ele perguntou se ele sabia dirigir e o jovem disse que sabia, mas não tinha habilitação. E ele disse ao jovem que não havia perguntado se ele tinha habilitação e sim se ele sabia dirigir. Então o senhor disse que o jovem iria então dirigir uma limousine até o Casino Guarany. Dai começou uma grande amizade”.

“Ele no caminho falava de sua vida. Um ano se passa e o homem lhe disse que ele teria uma nova missão, que ele sairia da madrugada e passaria a contribuir na parte administrativa do jornal. Mas, dois anos depois esse senhor vai ao chamado de Deus, vai para o plano espiritual e parte da história desse jornal vai com ele. O jovem segue a vida e até que um certo momento esse jovem resolve contribuir com a cidade, e se torna vereador. Agora vou revelar os personagens, o jovem sou eu e o senhor é Venelouis Xavier. Também destaco o apoio de todos os funcionários, do Ricardo Palhano, Dona Wanda, que Deus a tenha. Estive nessa semana lá e vi que o jornal mantém o espirito de empresa familiar que não se vendeu” concluiu.

Em seguida foram realizadas homenagens com a entrega de certificados em comemoração a data. Receberam a comenda: Carlos Alberto Alencar, editor-chefe do jornal; Marcos Saraiva; Regina Mindêllo; Lourdes Duarte; Iratuan Freitas; Antônio Dias; Rosângela Tavares, todos integrantes da publicação.

Em nome dos homenageados falou o jornalista Carlos Alberto de Alencar. “Eu nunca imaginei que fazer um discurso seria tão fácil, mesmo não gostando de falar em público. Mas fui facilitado quando o vereador Márcio Martins falou da trajetória dele no O Estado, sua história particular ao lado do grande nome do jornal, Venelouis Xavier Pereira. Eu sabia um pouco dessa história, mas não com tantos detalhes. Eu também trabalhei lá quando era estudante, fazia a Universidade, mas aprendi mesmo foi no batente e tive a honra e a oportunidade única de começar a fazer isso com o saudoso Venelouis. Não vou mais falar, apenas assinar embaixo aquilo tudo que você vereador disse”, frisou.

“Quero justificar a ausência do nosso superintendente Ricardo Palhano, que por problemas de saúde teve que ser submetido hoje a uma cirurgia. Eu fui escolhido por meus colegas de trabalho que hoje estão sendo homenageados na passagem dos 81 anos do Jornal o Estado. Diria aos senhores que completar 81 anos, mesmo para uma empresa, não é fácil. Multipliquem 81 por 365 dias, é o tempo que estamos circulando. É muito tempo. Com o incentivo de toda família Palhano, lembrando nossa saudosa e querida Wanda Palhano, o jornal tem evoluído na sua trajetória. Somos jovens novamente, nascemos a cada dia para trazer uma informação de qualidade para nosso leitor cearense, tanto pelo jornal como nosso portal que completou 10 anos” revelou.

“O jornal se renova na tradução de novas notícias e busca de novas tecnologias para continuar aprimorando nosso trabalho. Agradeço ao vereador Márcio Martins essa homenagem, que nos engrandece, enobrece e nos honra muito. Em nome dos homenageados, como também os que não estão sendo homenageados, divido com eles essa homenagem. Obrigado!”, finalizou.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s