Solenidade na AL marca Dia Mundial do Autismo

A Assembleia Legislativa do Ceará homenageou, nesta segunda-feira (24/04), representantes de entidades e profissionais que se dedicam ao tratamento e a luta para assegurar os direitos de pessoas portadoras de autismo no Ceará. A sessão solene, atendendo aos pedidos da deputada Fernanda Pessoa (PR), deputado Capitão Wagner (PR) e deputado Carlos Matos (PSDB), foi celebrada em alusão ao Dia Mundial do Autismo, comemorado oficialmente no dia 2 de abril.

Fernanda Pessoa destacou a trajetória dos profissionais e entidades homenageados, e lembrou que “é importante criar rede de afeto e de trabalho para reafirmar o compromisso de inclusão e defesa dos direitos”.

A parlamentar também ressaltou que “cada pessoa com autismo tem suas potencialidades, personalidades e vocações”. Fernanda Pessoa enfatizou ainda que, “é preciso mais do que educação e ação por mais direitos dos portadores do autismo, é preciso desenvolver ações sistemáticas”.

O deputado Capitão Wagner elogiou o trabalho que cada um dos homenageados desempenha e parabenizou as iniciativas privadas e do terceiro setor que visam arrecadar recursos e promover ações que ajudem os portadores do autismo.

O presidente da Associação Brasileira para Ação por Direitos das Pessoas com Autismo (Abraça), Alexandre Mapurunga, citou a luta da entidade para que as casas legislativas aprovassem leis que combatem a exclusão e que não permitem que escolas particulares cobrem mais caro para receber crianças com autismo. Para ele, “não adianta só tratar o autismo. Tem que curar a sociedade do preconceito”.

Receberam placas em alusão ao Dia Mundial do Autismo o pediatra Alberto Lima; o neuropediatra André Cabral; a fonoaudióloga Myrelle Bezerra de Menezes; o fundador da Associação Brasileira para Ação por Direitos das Pessoas com Autismo, Francisco Alexandre Dourado; os médicos Lúcio Fábio Silva Moura, Sávio Caldas Alencar, Christiane Araújo Chaves Leite; e o empresário João Soares Neto. Também foram homenageados representantes das entidades Projeto Sorriso, Centro Educacional São Mateus, Associação Pintando o Sete Azul, Organização TEAmo, Fundação Projeto Diferente e do complexo turístico Beach Park.

Estiveram presentes à sessão solene o desembargador Francisco Lincoln Araújo e Silva; o desembargador Durval Aires Filho; a diretora geral do Albert Sabin, Marfisa de Melo Portela; o vereador Márcio Martins (PR) e o médico Régis Moreira Conrado.

Ao final da solenidade, os representantes da associação Associação Pintando o sete azul pediram o apoio da Assembleia Legislativa para a criação de centos de atendimento integral para portadores de autismo.

JM/AP

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s