Câmara realiza sessão solene alusiva ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo

O vereador Márcio Martins presidiu a sessão solene comemorado o dia mundial de conscientização do autismo (2 de abril), na cidade de Fortaleza.

Entre os convidados e homenageados, a sessão contou com a presença do deputado Estadual Capitão Wagner.

HOMENAGEADOS

1. A Fortaleza Azul – FAZ
Inscrita no CNPJ 22.935.619/0001-20, com registro em Cartório de seu Estatuto e Regimento Interno, é uma Associação sem fins lucrativos formada por familiares de pessoas com autismo. Nossos principais objetivos são cobrar políticas públicas que garantam o cumprimento dos direitos das pessoas com deficiência, conscientizar a sociedade e informar sobre o Transtorno do Espectro Autista.
Fundada em abril de 2015, atualmente reúne quase 200 famílias do estado do Ceará.
(Fernanda Cavalieri),

2. João Soares Neto (Empreendedor do Shopping Benfica)

Formação em Direito (UFC) e Administração (UECE)
Foi Presidente da Academia Fortalezense de Letras
Foi Presidente na condição de Cônsul Honorário do México da Soc. Consular do Ceará
Secretário da Associação Brasileira de Bibliófilos
Membro Nato da Associação Universitária Interamericana
Membro Permanente do Instituto Fórum de Líderes Brasileiros
Membro efetivo da Academia Cearense de Letras
Ex- conselheiro da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB
Autor de 08 livros
Dirige o Shopping Benfica que possui dez projetos culturais, de arte e responsabilidade social.

3. Fátima Dourado (Médica Pediatra e Psiquiatra da Infância e da Adolescência).
Fundadora, presidente e Diretora Clínica da Casa da Esperança, maior organização da América Latina especializada na atenção a pessoas com autismo e foi primeira presidente da ABRAÇA, Associação Brasileira de Ação por Direitos da Pessoa com Autismo.
Conferencista e escritora, Fátima Dourado é autora de inúmeros artigos e dos livros Amigos da Diferença: uma abordagem relacional da problemática do autismo e Autismo e Cérebro Social, Compreensão e Ação.
Fátima tem, ainda, participado e organizado Conferências, Simpósios e Congressos sobre Autismo no Brasil e no Exterior.

4. Magnólia Moura de Almeida

Cidadã cearense, esposa, mãe e avó.
Curso Superior
Quando jovem lecionou Desenvolvimento da Criança na UFC.
Autora do livro infantil “A Corrente do Bem”
Estudiosa do tema Defesa da Vida
Fundadora da Associação Casa Luz em 2013
A Casa Luz tem a missão de atender e dar apoio as mulheres em dos momentos mais difíceis da vida que é enfrentar uma gravidez não planejada e problemática do ponto de vista pessoal, familiar, social e econômico.

5. A Associação Pintando o SeTEAzul – APSA/CE

É de caráter assistencial, beneficente, sem fins lucrativos, formada em 2015 por pais de autistas e amigos que por causa da grande carência de qualificação profissional para o diagnóstico e atendimento a essas crianças se uniram e lutam para que sejam melhor compreendidos pela sociedade e por eles mesmos.

Procurando favorecer a busca e a divulgação do conhecimento acerca do Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), a Associação Pintando o SeTEAzul (APSA-CE) tem como meta melhorar a capacidade de adaptação e qualidade de vida das pessoas com autismo e seus familiares.
Presidente: Kellyane C. Chaves

6. Estela Maris de Jesus da Silva

Fonoaudióloga;
Coordenadora do setor de Estimulação Precoce casa da Esperança;
Pós graduada em motricidade orofacial;
Pós graduanda transtorno do espectro do autismo – TEA e transtornos do neurodesenvolvimento!

7. Colégio Regina Pacis

A História do Colégio Regina Pacis teve seu início em 1970, com a Professora Mestra Maria Adiléa Farias Lima, que decidiu fundar na cidade de Fortaleza uma escola que tivesse na sua prática diária o respeito pelos princípios da diversidade humana, recebendo o nome de Escola Mirim. Em 2000, a Escola Mirim deixou seu legado de 30 anos de um trabalho em prol da Inclusão. Diretora Pedagógica: Prof(a) Mestra Maria Adiléa Farias Lima e Coordenadora Pedagógica: Madalena Maria Silveira Lopes

8. Patricia Maria Valente Trigo

Psicopedagoga, especialista em Educação Inclusiva e ABA, pós graduada em Autismo. Autora do livro Paulinho e seu carro vermelho. Mestranda da Flórida Christian University.
9. Associação Brasileira para Ação por Direitos das Pessoas com Autismo – ABRAÇA
Francisco Alexandre Dourado Mapurunga. formado em Administração em Análise de Sistemas, tem especialização em Gestão Estratégica de Pessoas pela FEA/USP. Foi presidente do Conselho Estadual dos Direitos das Pessoas com Deficiência (CEDEF) e membro do Conselho Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência (CONADE). É assessor técnico da Casa da Esperança, ex-presidente, e atual Secretário Geral da Associação Brasileira para Ação por Direitos das Pessoas com Autismo (Abraça). É membro da Comissão de Alto Nível para Agenda 2030 da ONU na Rede Latino Americana de Orgazações de Pessoas com Deficiência (RIADIS). Foi capacitador em cursos sobre direitos das pessoas com deficiência, implementação e monitoramento da CDPD em diversos países como Cabo Verde, Honduras e Colombia. Incidiu no sistema ONU denunciam violações dos direitos humanos das pessoas com deficiência no Brasil. É membro e coordenador da Comissão de Cidadania e Promoção de Direitos Humanos do Conselho Estadual dos Direitos Humanos. É membro da Comitê de Assessoramento sobre Transtorno do Espectro do Autismo do Ministério da Saúde.

10.Associação Cearense Assistencial á Pessoas com Deficiência

Fundada em 11 de Março de 2011. Possui título (Lei) de utilidade pública. É uma entidade filantrópica que atende cerca de 240 crianças com dificuldade de aprendizado, de Fortaleza e Região Metropolitana. Acolhe várias deficiências dos quais: Autismo, Daw, paralisia cerebral, cadeirantes, síndrome de Algeman…, Mantém parceria com a SEDUC, Corpo de Bombeiros, UFC dentre outros entes públicos e privado. Dentre os projetos Desenvolvidos destacamos a Cinoterapia e Hidroterapia, aquele utiliza os cães do Corpo de Bombeiros como ferramenta terapêutica, já este útil a água. O Atual presidente é O Sr. Luis Onofre do Nascimento Filho, que credita a concepção da entidade ao seu filho Levi, que é autista.

11. Wagner Souza Gomes (Capitão Wagner)

Capitão Wagner foi aprovado em 2º lugar no concurso de Oficiais da Polícia Militar do Ceará e ingressou na Academia de Polícia Militar General Edgard Facó, em 1999, onde se tornou Bacharel em Segurança Pública, diploma conferido durante a Formação como Oficial da Polícia Militar. Estudioso e dedicado, em 2009, também se destacou com o primeiro lugar do Ceará no concurso da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

É especialista em Legislação de Trânsito e Legislação Militar. Também é professor da Academia de Polícia Militar e professor de preparação para concurso.
Em 2010, concorreu pela primeira vez a um cargo eletivo e surpreendeu obtendo 28.818 votos superando políticos experientes. Em 2012, disputou uma cadeira na Câmara Municipal de Fortaleza, e foi o vereador mais votado da história do parlamento cearense, alcançando a marca de 43.655 mil votos na capital. Durante dois anos de mandato se destacou como um grande fiscalizador das ações do governo municipal e defensor do bom uso do dinheiro público. Durante seu mandato também teve a oportunidade de conhecer a luta de outras categorias e propôs melhorias para Fortaleza. É deputado estadual, na Assembleia Legislativa do Ceará, e novamente foi o parlamentar mais votado, Em 2016, disputou a prefeitura de Fortaleza e levou a eleição para o segundo turno.

12. Associação de Familiares e Amigos dos Autismo – TEAmo

Presidente: Luana Pinto Bandeira
Cientista Social
Presidente da TEAmo
Vice Presidente: Deyse Oliveira Braga
13. Camila Milagres Macedo Pereira
Médica especialista em Fitoterapia em formação em pediatria especial pela Academia Americana de necessidades especiais em pediatria. Pesquisadora em medicina molecular e nutrigenomica.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s