Câmara de Vereadores presta homenagem aos 20 anos da Quadrilha Paixão Nordestina

A Câmara Municipal de Fortaleza realizou nesta quarta-feira, 29, sessão solene em homenagem aos 20 anos da Quadrilha Paixão Nordestina. A iniciativa foi do vereador Márcio Martins (PR), que ressaltou a importância do Grupo e enalteceu a relevante contribuição da Quadrilha Paixão Nordestina para o tradicional São João no Ceará.

“Nos rendemos, hoje, ao som do zabumba, da sanfona e do triângulo. Nosso movimento está aqui dizendo a sociedade que existimos, que queremos nosso espaço, que queremos estar inseridos nos mais diversos debates. Nós vamos cada vez mais provando que artistas devem sim, estar inseridos na política, por que só assim a cultura vai ganhar seu espaço merecido.

O vereador Márcio Martins, que também é quadrilheiro, ainda chamou a atenção para a importância de políticas públicas para a cultura de Fortaleza evidenciando que essa pasta tem um papel fundamental na vida do ser humano.

“Essa será a primeira de muitas sessões solenes que vamos homenagear as quadrilhas juninas de Fortaleza. Vamos ter o dia do quadrilheiro junino. Apresentamos um projeto de lei que estabelece o dia 1° de junho, o Dia do Quadrilheiro. Isso é uma das muitas conquista que virão”, disse o vereador, anunciando que seu mandato homenageará todas as quadrilhas juninas.

Em nome dos seis homenageados falou a presidente da Federação das Quadrilhas Juninas do Ceará (fequajus), Fátima Freire. Emocionada, ela agradeceu ao vereador Márcio Martins pela iniciativa de homenagear uma quadrilha junina e pelo parlamentar ser atualmente um representante desta cultura popular no Legislativo.

“É muito forte saber que hoje, nós que já defendemos nesta Casa a cultura popular nesse segmento, que muitas vezes passávamos o dia aqui e voltava sem resposta, temos um representante aqui dentro. Parabéns a Quadrilha Paixão Nordestina pelo seu trabalho em todo Brasil. E minha eterna gratidão ao senhor, Professor Pinheiro, que nunca fechou uma porta para nós, que sempre nos recebeu na Assembléia Legislativa, na Universidade. Sou muito grata e minha gratidão será para sempre”, concluiu a homenageada.

Os homenageados foram: Francisco José Pinheiro; Maria de Fátima Freire Cruz; Antônio Eugênio Rego Silva; Roberta Fernandes Ferreira Lima; Márcio Antônio de Farias e José Milton Martins Júnior.

Quadrilha Paixão Nordestina

Foi fundada por um grupo de jovens do Bairro Vila Manoel Sátiro. Desde sua criação, o grupo sempre buscou levar para os grandes arraiais, a emoção que faz parte da sua história. O grupo completou 20 anos de tradição e acumula diversos títulos por todo o Brasil. Em uma pesquisa realizada pela Faculdade Federal da Paraíba (FFPB), a Quadrilha Paixão Nordestina é considerada a mais popular do Brasil.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s