Márcio Martins pede mais valorização para as quadrilhas juninas em Fortaleza

O vereador Márcio Martins (PR) utilizou o tempo da Liderança da Oposição nesta terça-feira, 21, para cobrar da Prefeitura Municipal de Fortaleza uma maior valorização das quadrilhas juninas que existem na Capital. De acordo com o parlamentar, Fortaleza possui uma grande cultura popular, mas é preciso mais apoio e investimento do governo para ocorra um crescimento maior da cultura tradicional.

Márcio Martins iniciou sua fala informando que no último dia 14 de março esteve em Brasília reunido com o Ministro da Cultura, Roberto Freire, tratando sobre a problemática da cultura na cidade de Fortaleza. Na ocasião foi apresentado um de seus projetos que trata da criação do Centro de Tradições Nordestinas, com o objetivo de fortalecer ainda mais a cultura popular no nordeste.

“Só vendemos praia e artesanato, mas também podemos vender cultura. Queremos avançar na discussão e, infelizmente, aqui em Fortaleza ainda não conseguimos fazer esse diálogo. Só no Ceará temos mais de 300 quadrilhas juninas. Ano passado, quando o Ceará teve que ser representado fora, faltou ônibus para a quadrilha campeã ir até o Pará. Faltou apoio da Prefeitura de Fortaleza e Governo do Estado”, lamentou.

O parlamentar afirmou que quadrilha junina não representa apenas cultura, mas também o fortalecimento da economia, pois dentro das quadrilhas juninas existe uma economia criativa gigante e um amplo engajamento social das comunidades mais pobres.

“Houve sensibilidade do ministro e podemos casar os 3 poderes. Podemos fortalecer a maior manifestação de cultura popular no país, que luta pelo seu reconhecimento. Já fiz aqui um requerimento solicitando que a Prefeitura de Fortaleza reconheça o Campeonato Cearense de Quadrilha Junina como parte da agenda oficial da cidade. Sendo reconhecido, tenho certeza que teremos olhares mais intensos, fortes e respeitosos daqueles que geram e consomem a cultura do nosso Ceará”, explicou.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s