Vereador Marcio Martins quer placas indicativas em unidades de saúde com símbolo mundial do TEA

O autismo é um distúrbio neurológico caracterizado por comprometimento da interação social, comunicação verbal e não verbal e comportamento restrito e repetitivo.

Políticas sobre Autismo é uma das principais bandeiras do Vereador Márcio Martins.
Políticas sobre Autismo é uma das principais bandeiras do Vereador Márcio Martins.

Crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) já começam a demonstrar sinais nos primeiros meses de vida: elas não mantêm contato visual efetivo e não olham quando você chama. A partir dos 12 meses, por exemplo, elas também não apontam com o dedinho.

O diagnóstico do autismo é clínico, feito através de observação direta do comportamento e de uma entrevista com os pais ou responsáveis. Os sintomas costumam estar presentes antes dos 3 anos de idade, sendo possível fazer o diagnóstico por volta dos 18 meses de idade.

Atento as questões de interesse dos autistas o Vereador Marcio Martins (PR) apresentou Projeto de Lei pautando diretrizes e especificações no sentido de apontar o atendimento prioritário nas unidades de saúde para autistas. A ementa da peça legislativa, diz: 

PLO 61 de 2017 16/02/2017 DISPÕE SOBRE A OBRIGATORIEDADE DE TODAS AS PLACAS DE ATENDIMENTO PRIORITÁRIO INCLUIR O SÍMBOLO MUNDIAL DO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA.

Vale ressaltar que com a disponibilização deste informativo em placas, os pais ou responsáveis, terão amparo legal para cobrar atendimento prioritário.

A matéria foi lida em plenário e segue para analise das comissões que compõe a CMFOR, devendo ser votado em plenário ainda esse semestre.

 

Um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s